Domar cavalo – Técnicas de Doma

Domar cavalo é um ofício muito antigo. No Brasil, essa atividade teve início com os índios, que já eram habilidosos em domar cavalos. Eles aprenderam a montar com os espanhóis, mas tornaram-se de exímios cavaleiros. Nessa época, eram as mulheres que tinham a responsabilidade de preparar os animais e só depois da doma é que os homens lidariam com os equinos.

taming-a-horse

O salário de um domador costuma variar de acordo com a demanda. Isso porque ele geralmente recebe conforme o número de animais domados. Os profissionais cobram em torno de um salário mínimo por mês para tratar casa animal. O acompanhamento acontece cinco dias por semana durante um ano. Sendo assim, é possível ganhar em torno de R$ 5 mil por mês.

Quais são as principais formas de se domar cavalo?

Existem várias maneiras de se domar um animal, que podem inclusive ser combinadas para se chegar ao resultado pretendido pelo ginete. De modo geral, os métodos são divididos entre a doma tradicional e um processo mais recente chamado de doma racional.

No caso da doma tradicional, o cavalo xucro já é encilhado sem ter experiência prévia com o material usado na montaria. Ele também não tem maior contato com pessoas antes da doma. O peão sobe no animal, que corcoveará com a intenção de derrubá-lo. É bastante frequente o emprego de esporas e chicotes na domam tradicional para instigar o cavalo. Assim, o bicho cansa mais rapidamente e para de pular. Somente quando o cavalo se acalma é que são ensinadas as instruções acerca de velocidade e direção. Os comandos são retomados muitas vezes até serem aprendidos por completo. Outros recursos possíveis são laçar o cavalo, puni-lo animal ao invés de recompensá-lo e usar a peia por um tempo prolongado.

doma

A doma racional defende uma aproximação mais gradual entre o cavaleiro e o cavalo. O método prega o reforço do comportamento positivo no lugar das punições. Isso significa que o animal recebe recompensas como carinho e descanso quando não demonstrar agressividade. A técnica consiste em manter o cavalo correndo e à distância até que ele dê algum indício de submissão ao treinador, tipo baixar a cabeça ou mastigar. A partir desses sinais, o homem tenta a aproximação para montar no equino. Se ele resistir, o processo se reinicia e o cavalo volta a movimentar-se no redondel. Os especialistas garantem que, com a doma racional, consegue-se subir na maioria dos cavalos em menos de uma hora.

Tags: domar cavalo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *