Raças de Cavalos mais comuns no Brasil

Por diversos e longos anos, o cavalo teve suma importância para a população, em todos os sentidos. Seja para contribuir com o exército nas guerras, para ajudar na agricultura, como puxador de carroças e carruagens ou simplesmente como meio de transporte, lá estava ele, cumprindo com presteza o seu papel. Aqui no Brasil, a primeira raça desse animal foi trazida em meados dos anos 1534. Dentre as tantas linhagens existentes dos equinos, confira abaixo as mais comuns encontradas no país.

Criada por meio do cruzamento do puro sangue inglês e do árabe, a raça anglo-árabe é utilizada em todos os lugares no mundo, especialmente na área esportiva. Criada e aprimorada no país francês, essa linhagem é considerada ideal para a prática de corridas, competições de salto de obstáculos, polo e provas de adestramento clássico. Igualmente destinado ao esporte, o equino PSI, ou puro sangue inglês tem estatura que varia entre média e grande. A única diferença está na sua origem, que como o próprio nome já diz, procede da Inglaterra.

Introduzida no Brasil por volta dos anos 1970, a raça appaloosa é considerada bastante antiga e caracterizada como de boa índole, rápida e de temperamento vivo. Afinada e aprimorada na metade do século XX, na América do Norte, através do cruzamento das raças puras sangue inglês, quarto de milha e árabe, a appaloosa é uma linhagem utilizada principalmente para a lida no campo e em competições e torneios.

Outra raça também antiga e que se destacou como uma das mais atuantes ao longo dos anos é a andaluz. Oriundo da linhagem espanhola, este equino é muito dócil e com temperamento bastante ativo, da mesma forma que o árabe. No entanto, esta outra raça é muito mais inteligente e corajosa. Originário do Oriente Médio, o cavalo árabe possui característica marcante, uma vez que é muito leal e dócil, além de ser inconfundível em função da sua calda embandeirada e da sua silhueta.

Sendo o final do século XIX o início da criação da raça Campolina no Brasil, esse equino é considerado bastante dócil e tem em seus movimentos harmoniosos, inconfundíveis e incontestáveis a sua principal característica. Igualmente manso, o cavalo crioulo é encontrado principalmente do Rio Grande do Sul. Muito inteligente e tranquilo, essa raça é ideal para a lida com o gado devido a sua estrutura óssea ser compacta, porém resistente e ágil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *