Hipoterapia

Os profissionais de fisioterapia, psiquiatria e outras áreas estão sempre buscando formas que ajudem na recuperação de danos causados por acidentes e também formas que ajudem pacientes com dificuldades motoras e de concentração a melhorarem. Esta busca faz parte do desejo de manter os indivíduos sempre alegres e cada vez mais independentes.

Uma das terapias menos conhecidas mas bastante utilizada em diferentes casos é a hipoterapia. A hipoterapia é um método terapêutico que utiliza cavalos no tratamento. O tratamento se baseia nos andamentos do cavalo juntamente com o paciente e o elo que se forma entre eles é uma das razões do resultado positivo.

A hipoterapia é utilizada para desenvolver pessoas psicossocialmente, os casos que mais utilizam esta técnica com resultado são pessoas que tem necessidades especiais como por exemplo, atraso mental, deficiência física e até autismo. Muitas pessoas se tornam adeptas da hipoterapia depois de sofrerem acidentes e perderem parte do controle motor.

Pesquisadores confirmam que a hipoterapia é capaz de produzir resultados positivos na alfabetização, desenvolvimento global, sensação de pertencimento social e significativas melhoras motoras. Os benefícios do uso da hipoterapia com pacientes são físicos, psicológicos e cognitivos.

Os benefícios físicos que os pacientes que fazem hipoterapia são:

* Tonificação da musculatura do corpo
* Melhora da respiração devido à postura necessária ao montar o cavalo
* Melhora o equilíbrio
* Melhora a noção de espaço

Os benefícios psicológicos pelos quais os pacientes passam ao fazer hipoterapia são:

* Diminuição da sensação de frustração
* Diminuição da agressividade
* Permite melhorar a socialização
* Aumento de confiança e auto- estima
* Melhora na autonomia

E, por último, todos estes benefícios também dão resultado de forma cognitiva. Pesquisadores perceberam que crianças que fazem hipoterapia melhoram o desempenho em sala de aula, melhoram o vocabulário e contribuem de forma significativa para a melhora da concentração.

A hipoterapia funciona através dos movimentos do cavalo. Ou seja, são produzidos movimentos de subida e descida, frente e para traz, e para a esquerda e para a direita. Estes movimentos similares ao movimento natural do ser humano, contribuem para a percepção do que está acontecendo ao redor. Esta percepção e a relação da pessoa com o cavalo é que são as responsáveis pela melhora dos pacientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *